O Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA) é um importante espaço localizado no centro histórico de Belém, capital do Pará, um estado localizado no Norte do Brasil. O prédio, que pertencia a uma antiga loja de departamentos da cidade, fica na esquina das ruas Manoel Barata e Campos Sales, e está de portas abertas para a comunidade com diversas programações artísticas, culturais e educacionais gratuitas. São exposições de arte, oficinas, wokshops, palestras, imersões, shows, espetáculos teatrais, entre outras programações que expressam a diversidade e o simbolismo da Pan-Amazônia e da Amazônia Legal.
Com mais de oito mil metros quadrados, o CCBA abriga um café, uma loja, salas multiuso e uma biblioteca para consulta pública. O espaço é todo adaptado para garantir a acessibilidade, com elevadores, rampas, escadas rolantes, sinalizações, banheiros adaptados e um sistema de sonorização de emergência.
O prédio abrigou a primeira edição da Bienal das Amazônias, de agosto a novembro de 2023, com trabalhos de 123 artistas de todos os Estados amazônicos. Foram artistas e coletivos de oito países da Pan-Amazônia, além da Guiana Francesa. Agora, o espaço se prepara para receber a segunda edição da Bienal das Amazônias, no segundo semestre de 2024.
Segunda e terça (fechado), quarta e quinta (9h às 17h), sexta e sábado (10h às 20h), domingos e feriados (10h às 15h). Última entrada sempre 1 hora antes do fechamento.
Entrada franca.