

Ao fazer sua contribuição, até dia 29 de dezembro de 2025, você passa a integrar a rede de apoiadores da Bienal das Amazônias, ajudando a manter exposições, ações itinerantes, programas educativos e publicações. Quem doa também pode receber reconhecimento institucional e outros benefícios exclusivos.
Até 6% do seu imposto de renda devido. O valor é integralmente restituído na declaração de 2026, referente ao exercício de 2025. No fim do processo, você recebe um recibo de mecenato para apresentar como comprovante.
1. Clique em “Apoie”, no fim desta página.
2. Preencha o formulário com seus dados pessoais e de contato.
3. Após o envio do formulário, você receberá um e-mail com os dados bancários para depósito identificado.
4. Faça a transferência ou depósito utilizando os dados informados.
5. Envie o comprovante de pagamento para o e email indicado pela equipe da Bienal das Amazônias.
6. Você receberá a confirmação da doação e uma cópia do recibo de mecenato por e-mail.
7. Na sua declaração de Imposto de Renda de 2026, referente ao ano base 2025, informe o valor doado para que ele seja deduzido do imposto devido.
1. Quem pode doar? Qualquer pessoa pode doar. No caso de pessoas físicas, é necessário optar pelo modelo completo da declaração de Imposto de Renda.
2. Quanto posso deduzir na minha declaração de IR? Pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto de renda devido para projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura.
3. Posso doar mais de 6% do meu imposto de renda? Sim. Porém, a dedução limitada pela legislação continua sendo de até 6% do imposto devido. Valores acima desse limite não serão abatidos.
4. Posso doar menos de 6% do meu imposto de renda? Sim. Você decide o valor da contribuição, respeitando apenas o limite máximo para dedução.
5. Como funciona a dedução do imposto devido? A doação deve ser realizada até 29 de dezembro de 2025. O valor depositado poderá ser informado na declaração de Imposto de Renda feita em 2026, referente ao exercício fiscal de 2025. Primeiro você faz o depósito identificado. Depois, ao declarar, indica a doação e tem o valor integral abatido do imposto a pagar ou somado à restituição.
6. Qual valor posso doar? A contribuição pode ser feita a partir de 300 reais.
7. Quais documentos preciso para comprovar o depósito? A Receita Federal já consegue identificar as doações feitas para projetos aprovados. Mesmo assim, o recibo de mecenato emitido pela Bienal das Amazônias serve como comprovante formal do aporte realizado.
8. Como inserir a doação na minha declaração de IR? Na declaração de pessoa física, em modelo completo, o valor deve ser incluído na ficha “Pagamentos e doações efetuadas”, utilizando o código 41, referente a doações a projetos culturais enquadrados na legislação de incentivo.
9. Corro o risco de cair na malha fina? Não. A destinação de até 6% do imposto de renda devido a projetos culturais aprovados é um direito previsto em lei e reconhecido pela Receita Federal do Brasil. O incentivo é calculado sobre o imposto devido, sem alterar outras deduções. Se o contribuinte tem imposto a pagar, a doação reduz esse valor. Se tem imposto a restituir, a doação aumenta o valor da restituição. É importante apenas preencher as informações com cuidado e conferir os dados informados pelo seu contador ou sistema de declaração.
10. Qual a data limite para doar? A data limite para efetuar a doação com benefício fiscal referente ao exercício de 2025 é 29 de dezembro de 2025.
11. Ainda tem dúvidas sobre as doações incentivadas para a Bienal das Amazônias? Nossa equipe pode ajudar em cada etapa do processo. Em caso de dúvidas adicionais, basta entrar em contato pelo e-mail apoie@bienalamazonias.com.br