26 de set. de 2025
O Espaço EcoAmazônias recebe neste fim de semana as atividades do Programa Público Germinantes, realizado pela 2ª Bienal das Amazônias. Seguindo o primeiro ato do programa, com tema o “Sonho”, a segunda semana de ações culturais começa nesta sexta-feira (26), com instalação pública, cine debate e performance, em uma programação gratuita e aberta a todos os públicos.
Inspirado na obra “Sementes Germinadas” de Roberto Evangelista, o Programa Público Germinantes será dividido em três eixos (Sonhos, Memórias e Sotaques), que se darão, respectivamente, nos meses de setembro, outubro e novembro.
A instalação pública “Visões da Floresta Noturna”, criada por Mestre Zenóbio e Nelson Belém, abre as atividades no Espaço EcoAmazônias, às 18h. A obra traz figuras inspiradas nos animais e espíritos da mata. Presenças que lembram invenções populares ganham corpo em escala monumental, convidando o público a caminhar entre seres encantados que vigiam e protegem a noite amazônica.
VEJA MAIS
A programação segue com a estreia do filme “Sete Palmas de Liberdade”, da atriz e cineasta Joyce Cursino. A sessão será realizada no formato cine debate, onde convidados e o público presente podem abordar pontos específicos da obra. A performance “O assobio da Matinta”, de Joyce Cursino, encerra o primeiro dia de atividades.
Já o sábado (27) é destinado ao público infanto-juvenil. A oficina de graffiti “Igarapé dos Tamoio”, voltada para jovens a partir dos 12 anos, foi pensada para estimular a criatividade e a autonomia dos participantes explorando técnicas de desenho, traços, cores e spray, com início às 9h.
Ministrada por Gaspar du Norte, Emy e Larissa Nascimento, a oficina vai proporcionar aos jovens a oportunidade de refletir sobre suas vivências e territórios, ao mesmo tempo em que se apropriam de novas linguagens visuais. Para participar, basta se inscrever gratuitamente através do link.
A programação especial conta também com espaço para contação de histórias e a apresentação de Hip-Hop Pai D’égua. Já o palco estará aberto, às 15h, para criar “Entre o visível e o invisível”.
A 2° Bienal das Amazônias tem patrocínio master do Nubank, Shell e Vale, e patrocínio do Mercado Livre, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A 2° edição conta também com o apoio institucional do Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA) e da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa na Amazônia (FADESP).
SERVIÇO
26/09/25 – sexta-feira
Visões da Floresta Noturna, às 18h
Instalação pública, com Mestre Zenóbio e Nelson Belém
Cine EcoAmazônias, às 19h
Cinedebate com o filme: Sete Palmas de Liberdade
O Assobio da Matinta, às 20h
Performance, com Joyce Cursino
Local: Espaço EcoAmazônias – Rua dos Tamoios, nº 624. Jurunas
27/09/25 – sábado
Igarapé dos Tamoio, às 9h
Oficina de graffiti com Hip-Hop Pai D'égua
Entre o Visível e o Invisível
Palco Aberto, às 15h
Local: Espaço EcoAmazônias – Rua dos Tamoios, nº 624. Jurunas
O horário de funcionamento da Bienal das Amazônias é o seguinte:
Quarta e quinta-feira – 9h às 17h
Sexta e Sábado – 10h às 20h
Domingos e feriados – 10h às 15h
A última entrada é sempre uma hora antes do fechamento.
Endereço do Centro Cultural Bienal das Amazônias: Rua Manoel Barata, 400 - Comércio, Belém.
Powered by Froala Editor
leia também...
Oficinas utilizam carimbos para valorizar a força dos símbolos marajoaras e de povos Akan no Centro Cultural Bienal das Amazônias
Acessibilidade: obras táteis e audiodescrição possibilitam experiências sensoriais na Bienal das Amazônias
Convidadas ativam visitas mediadas na Bienal das Amazônias; participe