

07 de mar. de 2025
Após receber mais de 10 mil pessoas em apenas três semanas, a Bienal das Amazônias Sobre as Águas está de volta à Escadinha do Cais do Porto, em Belém. O retorno do barco-obra de arte a Belém atende aos pedidos do público que se encantou pela experiência a bordo da obra de Freddy Mamani. O barco segue aberto para visitação até o dia 16 de março, com programações pedagógicas gratuitas nos fins de semana.
A Bienal das Amazônias Sobre as Águas é uma realização da Bienal das Amazônias e tem curadoria da diretora de Conteúdo e Pesquisa do Instituto Bienal das Amazônias, Keyna Eleison, e patrocínio master do Nubank e Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
VEJA MAIS
Neste primeiro fim de semana de retorno a Bienal das Águas traz aos visitantes a oficina “Fotografia Sensorial e as Cores com as Águas”, com a arte-educadora Andreza Machado. A atividade convida o público a explorar a luz, as cores e as sensações que o barco e o rio despertam. Para participar da atividade é necessário realizar a inscrição previamente, de forma gratuita. No sábado (8) a oficina começa às 16h e no domingo (9) às 10h.
Andreza Machado explica que a oficina tem como objetivo construir narrativas fotográficas a partir do papel celofane, utilizando o material como efeito para a produção fotográfica, cujo tema será a água. Os participantes precisarão utilizar smartphone.
“O público pode esperar uma oficina diferente e criativa. Usando materiais simples somos capazes de produzir diferentes formas de arte. Acredito que poderão se conectar com o espaço onde a oficina será ministrada, o barco, um espaço que acarreta experiências incríveis a quem visita, o balanço do barco, as águas, as cores e a paisagem que o espaço remete”, ressalta a arte-educadora.
O barco-obra de arte está aberto ao público até o dia 16 de março, sempre às quintas e sextas-feiras, de 14h às 19h (última entrada às 18h30); aos sábados, de 10h às 18h (última entrada às 17h30); e aos domingos, de 10h às 15h (última entrada às 14h30).
SERVIÇO
Oficina “Fotografia Sensorial e as Cores com as Águas”, com a arte-educadora Andreza Machado.
Classificação: livre
Data: 8 de março
Hora: 16h
Data: 9 de março
Hora: 10h às 18h
Local: Escadinha do Cais do Porto, ao lado da Estação das Docas.
Powered by Froala Editor
leia também...

Programa Público da Bienal das Amazônias convida para programação gratuita de outubro

Oficinas utilizam carimbos para valorizar a força dos símbolos marajoaras e de povos Akan no Centro Cultural Bienal das Amazônias

Acessibilidade: obras táteis e audiodescrição possibilitam experiências sensoriais na Bienal das Amazônias